01 novembro 2014

O que é a Automutilação?

|
Olá gente, estava revirando o meu antigo blog antes de dar um fim a ele e encontrei este post que é especial pra mim e que tinha escrito em Dezembro do ano passado (e dei umas modificadas), sobre um assunto que na época era (e pode ainda ser) muito comentado pelas redes sociais. Vocês realmente sabem o que significa "se cortar"? Chama de "loucas" as pessoas (que na maioria das vezes são garotas) que se mutilam, sem saber o que é isso? Se não e sim... Vem ler comigo!


Vocês sabem o que é Automutilação? Ou Cutting.
 Automutilação [AM] é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Esses atos geralmente, têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Bordeline.
As formais mais comuns e frequentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.

Eu estava planejando fazer este post a um tempão, e agora eu resolvi botar pra fora toda a minha opinião quanto a isso e fazer que vocês conhecem mais sobre isso, que muitas pessoas por ai, chamam de "modinha".

O Perfil da pessoa que se automutila:
A maioria das pessoas que praticam esse ato, 95%  provavelmente são garotas; essas pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para esconde-las de outras pessoas.


A pessoa que pratica esse ato, provavelmente tende a ter grandes dificuldades para se expressar verbalmente ou/e emocionalmente, ela pode não conseguir falar algo que quer muito mais não tem coragem e evita se machucar por dentro, ela pode não conseguir falar publicamente sobre suas angústias nem chorar diante de outras pessoas.  Algumas vitimas do ato de mutilação afirmam que escrever [Seja textos, poemas, contos, músicas e etc.] lhes parece de uma grande ajuda, eles costumam expressar suas emoções através de textos, o que não conseguem fazer de alguma outra forma [Como falar publicamente]. Nesse caso, a sensação de se mutilar diminui significantemente.
 Não possui amor próprio e usualmente define a si mesmo como sendo "Um lixo humano, uma criatura insuficiente e fracassada, que não tem direito de conviver com os demais" desse modo, algumas pessoas tendem a se afastar da família e de amigos, buscando poupa-los do mal que presumem ser a sua presença.
Logo depois que a pessoa se mutila, o individuo geralmente chora muito e a sensação de fracasso é extrema.


Formas de automutilação:

  • Esmurrar-se, chicotear-se
  • Cortar-se - comumente o pulso esquerdo, pernas, abdômem, coxas, etc.
  • Enforcar-se por alguns instantes
  • Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços
  • Apertar ou reabrir feridas (Dermatotilexomania)
  • Arrancar os cabelos (Tricotilomania)
  • Queimar-se, incluindo com cigarro, produto químicos (por exemplo, sal e gelo)
  • Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas
  • Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel
  • Ingerir agentes corrosivos, alfinetes
  • Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.

Agora, quero que vocês me digam uma coisa, pra que isso?
Não estraguem o corpo de vocês, e se você que esta lendo isso agora, e se auto-mutila ou conhece alguém que faz isso, por favor, não estraguem a vida de vocês!
 Você é perfeita[o] do jeitinho que Deus te fez. Não queira se matar anjo.

 Eu ja vi no twitter, na verdade acompanhei, uma garota que era muito fã da Lua Blanco, ela fez até uma tatuagem do "autografo" da Lua em seu pulso esquerdo, e logo abaixo da tatuagem, tinha vários cortes, e ela postava e postava mais fotos dos cortes, dizendo que ela estava desistindo de tudo, até de viver, pois ela não era amada do jeito que ela sempre quis.
Agora eu digo para você, não se corte, não machuque o seu corpo com giletes, alfinetes, queimaduras...

Bom, agora vou tipo que dizer uma coisa á vocês, com toda sinceridade que há dentro de mim.Eu  tive vontade de me cortar sim, até hoje não sei o motivo, talvez ódio e raiva de coisas, mas já senti vontade, e não era para "experimentar" e ver como é, eu até hoje, não sei o por que dessa sensação. Eu, graças a Deus não me corto e nem quero, e quando eu preciso desabafar sobre algo, eu desabafo em forma de textos e com pessoas que realmente confio...

Tatuagem Faith [Fé] de Demi Lovato.

 Bom, eu só queria dizer através deste post, que não vale muito a pena você se cortar. Você que se corta, já pensou na dor de seus pais, ver seus cortes e saber que sua filha/o se corta por que eles não dão atenção á você? Por que eles nunca perceberam isso em você? Por que nunca te ouviram quando você quis contar algo?

Pense, reflita sobre isso.
Essas pessoas não fazem isso por que virou modinha, e é essa "modinha" que está ai, destruindo pessoasMuitas pessoas fazem isso quando estão tristes por que preferem sentir uma dor física do que a dor sentimental. É triste, você saber que não pode contar com a pessoa quando você mais precisa. Tem pessoas pelo mundo a fora que carrega no rosto, a droga de um sorriso falso 24 horas por dia, pois sabe que se chorar em público por algo, será humilhado e as zombarão.


Um motivo de superação disso, é a linda Demi Lovato, a alguns anos atrás [Quem é Lovatic sabe disso, e sente um maior aperto no coração] Demi se cortava, ela foi para uma clinica de recuperação, e hoje, ela é exemplo de superação para muitas garotas, Esse ano, ela lançou o livro Staying Strong - 365 por ano, que é o best-seller nos EUA e aqui no Brasil. Nesse livro Demi conta suas experiências e traz frases inspiradoras para o público de todas as idades. E há também o Documentário Stay Strong, que caso você não assistiu, pode assistir pela internet.

Agora, leiam a verdadeira história dela:
"A estrela da Disney sofria Bullying na escola. “Eu realmente não sabia porque eles estavam sendo malvados comigo” disse Demi. Ela também disse que eles simplesmente diziam “bem, você é gorda” e alguns dias depois ela desenvolveu um transtorno alimentar.
Durante a sua infância, lutou contra a Bulimia, isto é, ela vomitava tudo o que comia. Sua família procurou ajuda de um profissional, mas Demi manteve em segredo.
Ela estava se cortando: “Eu tinha onze anos quando comecei a me cortar” 
“Foi uma forma de expressar a vergonha que eu sentia de mim mesma, do meu próprio corpo”
Ela começou a esconder os cortes com maquiagem e pulseiras.

com 15 anos recebeu seu grande papel em Camp Rock e instantaneamente foi transformada em uma sensação teen.

Ela apareceu em uma foto com os pulsos todos cortados, as cicatrizes foram expostas pela rimeira vez.”Quando aquela foto apareceu fiquei aterrorizada! O mundo inteiro viu meu problema interno e obscuro que nem meus pais sabiam. Quando você faz isso por muito tempo, você meio que esquece que está lá. Isso foi um alerta, então comecei a fazer em lugares que ninguém pudesse ver, fiquei mais cautelosa.”
Depois da foto, Demi assegurou sua família de que tudo estava bem e concentrou sua energia em seu programa,Sunny entre estrelas.
Logo depois veio a sequência do sucesso Camp Rock, Camp Rock 2 e seu segundo álbum que alcançou o primeiro lugar na Billboard.
No verão ela começou uma turnê esgotada com os Jonas Brothers. E mais, ela estava namorando o ladrão de corações das adolescentes, Joe Jonas. 6 milhões de fãs em seu Facebook seguiam cada passo seu. Sua vida parecia perfeita, mas seus demõnios internos pioraram. Sua automutilação se intensificou.
” Minha mãe entrava no meu quarto pelas manhãs, muitas vezes aterrorizada, porque ela não sabia o que ia encontrar. Se tornou algo sério.”
Durante a turnê seu relacionamento com Joe Jonas terminou, mas os duetos românticos que eles tinham que fazer não.
Então uma reviravolta. Anos de mutilação não podiam ser esquecidos.
“Eu estava fazendo shows de estômago vazio. Estava perdendo minha voz por vomitar e eu estava literalmente transtornada emocionalmente e descontei em alguém que significava muito para mim.”
Demi agrediu fisicamente uma de suas dançarinas, Alex Welch, as marcas resultantes podem ser vistas nessa foto, do TMZ.
Eu assumo completamente 100% da responsabilidade. No momento que eu acordei e percebi o que eu tinha feito, eu me senti doente”
A família de Demi e empresários fizeram uma intervenção. Eles disseram “Não, você não pode viver assim, precisa de ajuda.” e foi exatamente o que ela fez.
Ela saiu da turnê e foi para o Timberline Knolls, um centro de tratamento para mulheres que enfrentam problemas. Lá ela recebeu tratamento e diagnóstico novo e chocante. Demi era Bipolar, algo que ela nunca tinha falado antes para as câmeras.
” Eu não tinha idéia do que era Bipolar até o tratamento. Com 7 anos comecei a ter pensamentos suicidas. Pensando melhor, é, ok, eu era Bipolar. Em alguns momentos onde eu era muito pressionada, eu pensava, sim, eu posso fazer isso, eu posso fazer isso, daí então eu desanimava ficava mais deprimida do que nunca.”
Três meses depois de terapia intensa, um novo começo.”Pela primeira vez na vida eu comecei a sentir. Foi uma experiência tão boa não deixar seus sentimentos de lado e ignorá-los. Eu estou grata agora porque eu estou sentindo, sabe?”
Sentindo e indo bem. Os cortes em seus pulsos sararam. E palavras sensíveis os cobre agora. Uma nova tatuagem, uma mantra: “Stay Strong”
“A menssagem é para mim: Fique Forte. Elas foram escritas assim para que posa as ler. Entâo todos os dias, não importa se eu estiver colocando meus sapatos, ou maquiagem, eu vejo todo o dia, para ficar forte.” :')
Posso dizer que Demi é um exemplo de mulher guerreira, e é isso que eu acho de quem se corta. Cada corte não quer dizer mais um fracasso em sua vida, e sim mais uma guerra que você lutou e está aqui até hoje, então se você se corta, procure ajuda, diga para seus pais o que você faz, para sua médica, mais deixe que alguém te ajude antes que possa ser tarde!
E por favor, não critiquem ou julguem isso, provavelmente sei que vocês não conhecem as pessoas que se cortam e que você tanto julga, então não deixe que a pessoa se corte mais, e sim, tente ajudá-la.

Bom pessoal, sei que o post ficou muito longo, mais eu precisava postar isso. Então, até a proxima!

Pensem sobre isso, se verem alguém praticando isso, a ajudem. Beijos da Jhenni ♥


Fontes: Wikipédia, E minhas palavras. Fotos: Google Imagens. Texto sobre Demi: Vida de Garota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre!